Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coreia do Norte quer fazer de ataques hackers fonte de renda

Entre as vítimas, Banco Mundial e o Banco Central Europeu

Coreia do Norte quer fazer de ataques 
hackers fonte de renda
Notícias ao Minuto Brasil

12:33 - 26/03/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Segurança

Hackers norte-coreanos tentaram realizar um ataque cibernético contra mais de 100 empresas e organizações por todo o mundo, incluindo o Banco Mundial e o Banco Central Europeu, informa o jornal norte-americano The New York Times citando especialistas em cibersegurança.

A lista de endereços IP apresentada pelos especialistas ao jornal foi obtida durante a investigação ao ataque cibernético contra cerca de 20 bancos da Polônia no ano passado. A lista também inclui os bancos centrais da Rússia, Venezuela, México, Chile e República Tcheca, assim como bancos privados dos EUA, México, Uruguai e outros países.

Segundo os especialistas, os ataques demostram até que ponto se tornaram sofisticadas as capacidades dos hackers norte-coreanos, cuja atividade é estimulada pelas autoridades do país para atrair meios financeiros.

O ataque começou perto de outubro, quando os hackers plantaram um vírus no site do regulador financeiro polonês. Em seguida, eles esperaram até que os bancos inadvertidamente baixassem o vírus visitando o site.

Os hackers tentavam assim roubar o dinheiro dos bancos poloneses e outras instituições financeiras, diz o The New York Times, adicionando que o ataque foi logo repelido e os fundos não ficaram ameaçados.

Segundo especialistas da empresa de segurança Symantec, os autores dos ataques contra os bancos poloneses podem ser os mesmos que roubaram 81 milhões de dólares da conta do Banco da Reserva Federal de Nova York para o Bangladesh. Com informações da Sputnik News Brasil.

Leia também: Cinco dicas para ter fotos supercurtidas nas redes sociais

Campo obrigatório