• 29 MARçO 2024

Buracos negros também formam estrelas, diz estudo

Cientistas da Universidade de Cambridge conseguiram observar o fenômeno pela primeira vez

Buracos negros também formam estrelas, diz estudo

21:55 - 27/03/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Um estudo de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, comprovou que buracos negros supermassivos conseguem formar estrelas em seu interior. A descoberta foi publicada nesta segunda-feira (27) na revista científica 'Nature'.

De acordo com o UOL, o fenômeno já havia evidência, mas só foi observado recentemente, enquanto os pesquisadores analisavam uma colisão entre duas galáxias situadas a 600 milhões de anos-luz da Terra.

Com a ajuda do telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul, localizado no Deserto do Atacama, no Chile, o grupo conseguiu observar os jatos de material que surgiram próximos a um buraco negro supermassivo que se encontra no centro da galáxia. Desta forma, atestaram a primeira evidência clara que estrelas podem surgir a partir daquele espaço.

"Durante um tempo, os astrônomos pensaram que as condições no interior destes jatos poderiam ser adequadas para a formação de estrelas, mas ninguém tinha conseguido ver este fenômeno em ação porque é algo muito difícil de observar", explicou o coordenador do grupo, Roberto Maiolino.