Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Google assina acordo com aeronáutica para 'Projeto Loon'

Projeto leva internet a áreas rurais e remotas em todo o mundo

Google assina acordo com aeronáutica para 'Projeto Loon'
Notícias ao Minuto Brasil

21:10 - 29/03/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Parceria

O Google e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) brasileiro assinaram um acordo que estabelece procedimentos de comunicação em operações de balões não tripulados do 'Projeto Loon', para garantir a segurança das operações.

O Projeto Loon, desenvolvido pela Google, usa balões de alta altitude para levar internet a áreas rurais e remotas em todo o mundo. Segundo informações da multinacional americana, mais da metade da população mundial ainda não tem acesso à rede.

O programa representa um esforço da Organização em gerar maior proximidade entre os países mais desenvolvidos em aviação civil com aqueles que enfrentarão desafios decorrentes da modernização de sistemas, processos e normas do setor nos próximos anos.

O documento foi assinado pelo chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), do Decea, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, e pela gerente sênior do Programa – Segurança & Integração Aeroespacial do Google, Julie Jin.

Conectividade para todos

A Google pretende lançar e manter uma frota de balões para fornecer Internet em solo, por meio de lançadores automáticos capazes de lançar um novo balão a cada 30 minutos.

A conexão de alta velocidade é transmitida ao balão mais próximo de uma empresa de telecomunicações em solo, retransmitida para a rede do balão e, depois, para os usuários no solo. Cada equipamento tem uma área de cobertura de 5 mil quilômetros quadrados.

Os balões são feitos de folhas de polietileno e têm o tamanho de uma quadra de tênis. São construídos para permanecer na estratosfera por um período aproximado de 100 dias, antes de retornar ao solo de forma controlada. Essa distância corresponde a mais ou menos 20 quilômetros de altitude.

Uma equipe rastreia a localização do equipamento usando GPS, em coordenação com o controle de tráfego aéreo local para levar cada balão em segurança para áreas despovoadas.

Existem equipes responsáveis pelo recolhimento, e os balões são reutilizados e reciclados. Toda a operação deve ser realizada de acordo com a regulamentação de balonismo vigente, além de atender às normas nacionais. Com informações do Portal Brasil.

Leia também: Facebook libera vídeos 360 ao vivo para todos os perfis e páginas

Campo obrigatório