Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sonda espacial exibe furacões gigantescos na superfície de Saturno

Cassini realizou mergulho bem-sucedido entre os anéis de Saturno e o planeta gigante

Sonda espacial exibe furacões gigantescos 
na superfície de Saturno
Notícias ao Minuto Brasil

04:42 - 28/04/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Vídeo

A sonda da NASA, Cassini, realizou mergulho bem-sucedido entre os anéis de Saturno e o planeta gigante, capturando imagens em alta definição e vídeo de furacões nas camadas altas da atmosfera.

"Nenhuma outra sonda seria capaz de se aproximar tanto de Saturno. Podíamos apenas supor, levando em consideração teorias e predições feitas graças aos voos dentro dos anéis de Saturno, o que na verdade estaria nos esperando entre os anéis e Saturno. Com muito prazer, informo a todos que a Cassini com êxito voou através deste ‘buraco' e está em condições excelentes", declarou Earl Maize, diretor da missão Cassini da NASA.

Durante sua missão, a sonda da NASA realizou uma série de manobras orbitais que a permitiu passar muito próximo a Titã, mudou sua rota e, no fim de dezembro, mergulhou nos anéis do planeta gigante. Nos últimos meses, a Cassini realizou mais de 20 mergulhos semelhantes, fazendo muitas descobertas significativas e, claro, dividindo seus achados com o planeta Terra.

Ontem à noite (26), a Cassini realizou uma "pirueta" experimental, tentando se aproximar mais de Saturno. A façanha resultou em um grande número de novos dados científicos sobre a estrutura do planeta.

Segundo os planetólogos da NASA, a sonda quase tocou a camada alta de nuvens de Saturno, voando a 3.000 km da superfície do planeta e, para finalizar, aproximou-se da fronteira interna dos anéis de Saturno a 300 km de distância.

Cientistas apontam que a distância entre os anéis e a atmosfera do planeta é de 1,5 mil quilômetros, ou seja, a Cassini quase entrou na atmosfera do planeta longínquo.

O ponto culminante deste programa espacial científico foram as fotografias em alta resolução tiradas no momento em que a sonda mais se aproximou de Saturno. Planetólogos esperam que as imagens em questão e outros dados os permitam revelar momentos cruciais ligados ao funcionamento da atmosfera do planeta gigante, bem como desvendar o nascimento dos anéis. Com informações da Sputnik News Brasil.

Leia também: Nasa descobre novo planeta semelhante à Terra

Campo obrigatório