Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Há 13 anos no espaço, sonda Cassini divulga fotos inéditas de Saturno

Para conseguir as imagens, a sonda fez um "mergulho" nos anéis

Há 13 anos no espaço, sonda Cassini divulga fotos inéditas de Saturno
Notícias ao Minuto Brasil

17:11 - 27/04/17 por Ansa

Tech 'mergulho'

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou, nesta quinta-feira, dia 27, as primeiras imagens feitas pela sonda Cassini, em seu "mergulho" à parte interna dos anéis de Saturno.

As fotos, que começaram a ser enviadas pela sonda para a Terra entre a noite dessa quarta-feira (26) e a madrugada desta quinta, mostram o planeta do ponto mais próximo que já se conseguiu chegar. 7

As imagens, que ainda não ainda não foram tratadas pela Nasa, focam em nuvens e vórtices que aparecem na atmosfera de Saturno.   

Para que as fotos fossem feitas, a Cassini passou a apenas 300 quilômetros do anel mais interno do planeta e a cerca de 3 mil quilômetros das nuvens mais altas que o cobrem. Este foi somente o primeiro dos 22 "mergulhos" no espaço que separa os anéis mais internos do próprio planeta da sonda, que continuará a enviar as imagens conseguidas do local onde está pelos próximos cinco meses.

A fase final da missão da Cassini acontecerá em setembro deste ano, com o início da sua descida na atmosfera do corpo celeste. Há 13 anos no espaço, a sonda tem limitações no combustível e não conseguirá continuar a missão por muito tempo.

Por isso, quando ele acabar, a Cassini cairá na superfície do planeta. Além da Nasa, o projeto da sonda, que foi lançada em 1997 e que em 1º de julho de 2004 entrou na órbita de Saturno, ainda conta com a colaboração das Agências Espaciais Europeia (ESA) e Italiana (ASI). (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Confira seis apps pagos que estão de graça na App Store

Campo obrigatório