Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Supercomputador recria sistema de anéis descoberto por brasileiros

Grupo de astrônomos japoneses recriou o sistema de anéis de Cáriclo, um objeto que transita entre Saturno e Urano

Supercomputador recria sistema de
anéis descoberto por brasileiros
Notícias ao Minuto Brasil

08:37 - 08/05/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Um grupo de astrônomos liderado pelo brasileiro Felipe Braga-Ribas descobriu que Cáriclo, um objeto que transita entre as órbitas de Saturno e Urano, com cerca de 250 km de diâmetro, tem anéis. Recentemente, um supercomputador japonês levantou dados para explicar mistérios relacionados a descoberta.

Além de Cáriclo, os cientistas brasileiros também levantaram a hipótese de que Quíron, um objeto que transita entre Saturno e Urano, também teria dois anéis.

Estas descobertas levantam questionamentos sobre como anéis podem se formar e persistir em corpos celestes tão pequenos. Segundo o Mensageiro Espacial, da Folha de S. Paulo, pesquisadores japoneses deram um passo importante para responder estas perguntas.

O grupo de astrônomos usou um supercomputador para recriar digitalmente o comportamento dos anéis de Cáriclo. A pesquisa simulou 345 milhões de partículas para estudar a evolução dos anéis. Com este trabalho, é a primeira vez que um sistema completo de anéis é recriado virtualmente.

Ainda de acordo com a reportagem, agora o grupo de pesquisadores voltam aos telescópios para testar os resultados do estudo e compreender a criação deste fenômeno.

Leia também: Sonda capta imagens impressionantes após 'mergulho' em Saturno

Campo obrigatório