Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas dão 1º passo para criar hologramas de 'Star Wars'

Com nova tecnologia, holograma pôde mudar para imagens distintas

Cientistas dão 1º passo para 
criar hologramas de 'Star Wars'
Notícias ao Minuto Brasil

18:40 - 11/05/17 por Ansa

Tech Realidade

Estudiosos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, deram o primeiro passo para tornar as mensagens transmitidas por meio de hologramas, como as que ficaram famosas no universo de "Star Wars", por exemplo, realidade.

Conduzido pelo cientista Ritesh Agarwal, o grupo de pesquisadores desenvolveu materiais elásticos que, ao assumir uma configuração mais ou menos esticada, são capazes de gerar múltiplos hologramas que mudam de forma, passando rapidamente de uma imagem a outra.

O resultado da pesquisa, que foi publicado no jornal "Nano Letters", poderá ter importantes aplicações para a realidade virtual e para as comunicações ópticas. "A possibilidade de enviar e receber mensagens holográficas tem tentado fãs de ficção-científica há muito tempo. Mesmo não estando ainda lá, cientistas agora criaram hologramas que podem mudar de uma imagem para outra dependendo de como os materiais usados para gerá-los se esticam e relaxam", afirma a publicação "Science Daily".   

Segundo o estudo, o segredo para obter hologramas animados está no uso das chamadas "metasuperfícies", superfícies achatadas, planas e ultrafinas e que são estruturadas em um nível nanoscópico. Essas "metasuperfícies" já haviam sido usadas anteriormente para criar hologramas 3D coloridos, o que também foi feito pela equipe de Agarwal ao incorporar minúsculos bastões de ouro no interior da película elástica de dimetil polissiloxano (PDMS).

Partindo desse trabalho, o especialista procurou entender se era possível conseguir que hologramas mudassem de forma através de mudanças na distensão da película hi-tech que os criam. Com experimentos e modelos computacionais, os cientistas calcularam quanto a imagem holográfica se expande a medida na qual ela se distende na "metasuperfície" e quanto o plano da imagem também se expande da sua posição original.

Graças a essas informações, foram criados hologramas de várias camadas feitos com duas ou três imagens distintas. À medida que a película era estendida, uma imagem aparecia no lugar da outra, a substituindo. (ANSA)

Campo obrigatório