Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Astrônomos descobrem 'rosquinha enorme' no espaço

Pesquisadores mostraram o que sucederia se planetas rochosos de tamanho da Terra chocassem com outros objetos grandes

Astrônomos descobrem 'rosquinha enorme' no espaço
Notícias ao Minuto Brasil

04:52 - 24/05/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Pesquisa

Os investigadores descobriram um novo tipo de objeto planetário chamado "sinéstia". É uma massa de rocha vaporizada quente formada por objetos de tamanho planetário que colidem entre si. Tem a forma de uma rosquinha gigantesca e gira.

+ Astrônomos descobrem fonte principal de antimatéria na galáxia

Pesquisadores das universidades Davis e Harvard mostraram o que sucederia se planetas rochosos de tamanho da Terra chocassem com outros objetos grandes que se estão movendo e girando de forma relativamente rápida. Descobriram que este tipo de colisão poderia formar uma estrutura muito maior – um disco parecido a um glóbulo vermelho ou a uma rosquinha.

"Observamos as estatísticas de impactos gigantes e descobrimos que podem formar uma estrutura completamente nova", revelou a coautora do estudo Sarah Stewart, cientista planetária da Universidade de Califórnia em Davis.

Neste momento, a Terra também poderia se tornar uma sinéstia, segundo os autores do estudo. Provavelmente terá sofrido tal impacto pouco depois do nascimento do planeta, colidindo contra um objeto do tamanho de Marte conhecido como Theia.

As sinéstias, caso existam, são objetos de vida curta. O nosso planeta aparentemente permaneceu na fase de sinéstia durante apenas um século depois da colisão com Theia. Logo perdeu calor suficiente para se condensar de novo em um objeto sólido, creem os investigadores.

Atualmente, as sinéstias são objetos hipotéticos porque ninguém nunca as viu. Mas os astrônomos podem as detectar em sistemas solares extraterrestres. (Sputnik Brasil

Campo obrigatório