Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Smartphones do Brasil estão entre os mais atacados por vírus

Em uma lista de 10 países, Brasil está na 8ª posição

Smartphones do Brasil estão entre os 
mais atacados por vírus
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 24/05/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Lista

O Brasil está em oitavo lugar de uma lista dos 10 países cujos celulares são mais atacados por vírus. Dentro do território nacional, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os mais afetados por infecções de malware, de acordo com o jornal Extra. Eles são seguidos por Minas Gerais, Ceará e Bahia. 

+ Pen drive usado para gravar Temer faz sucesso em site de vendas na web

Quem realizou a pesquisa foi a empresa russa Kaspersky, de segurança digital. Ao todo, foram identificados 1,333 milhão ataques de vírus em todo o mundo nos três primeiros meses de 2017. 

"Os celulares são dispositivos cada vez mais visados pelos criminosos. É preciso estar atento par anão contrair nenhum vírus. As infeccções ocorrem principalmente por meio do download de aplicativos não oficiais, que trazem com ele o malware", explicou o analista da Kaspersky, Fábio Assolini. 

No Brasil, o vírus que mais afeta os smartphones são aqueles chamados de Adware, que infestam o aparelho de propaganda. O 'criminoso' ganha dinheiro por cada clique do usuário. Além disso, o vírus pode cadastrar o dono do aparelho, sem que ele saiba, em serviços que descontam dinheiro do saldo do número. 

"Esse tipo de vírus se contrai na instalação de um aplicativo. Vou dar um exemplo: quero instalar um joguinho de paciência. Procuro o arquivo na loja do Android, instalo e, junto com ele, vem o bichinho, o código malicioso, que vai colocar o Adware no meu dispositivo. A infeccção acontece sempre a partir de um download", explicou Assolini. 

Confira a lista dos 10 países mais afetados:

1. Rússia

2. Índia

3. Alemanha

4. Estados Unidos

5. Ucrânia

6. Indonésia

7. Irã

8. Brasil

9. Inglaterra

10. Itália

Campo obrigatório