Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Erro do Windows faz com que sites travem o seu computador

Bug pode gerar uma "tela azul da morte" ou forçar reboot

Erro do Windows faz com que sites travem o seu computador
Notícias ao Minuto Brasil

22:28 - 26/05/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Ele voltou

Foi revelado recentemente que as versões mais modernas do Windows têm um bug semelhante ao que afetou sistemas operacionais da Microsoft no passado. A falha existente no Windows 95 e 98 fazia com que o computador travasse se o usuário insistisse em acessar um arquivo específico.

Segundo o "Ars Technica", o Windows separava alguns nomes para uso especial, e o que dava problema — "con" — servia para que o sistema lidasse com consoles físicos como teclado e monitor. Se o usuário tentasse chegar a um "c:\con\con", ou um site quisesse logar um arquivo pelo caminho "file:///c:/con/con", o computador seria bloqueado e precisaria ser reiniciado.

Algo semelhante acontece nos Windows 7 e 8.1. O "$MFT", um dos arquivos especiais de metadados usado pelo sistema de arquivos NTFS, que está escondido e é inacessível para a maioria dos softwares, pode bloquear o computador se o usuário tentar usá-lo como um diretório executando um comando como "c:\$MFT\123".

Nem todos os navegadores têm caminho livre até o $MFT, mas o Internet Explorer é uma das exceções. Um desenvolvedor de sites pode criar uma página que solicite que uma de suas imagens seja carregada usando o $MFT como diretório. Isto também faria com que o computador do visitante travasse.

O bug pode gerar uma "tela azul da morte" (como imagem acima) ou forçar um reboot imediato.

A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o caso.

Leia também: Anonymous tira site do presidente Michel Temer do ar

Campo obrigatório