Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba qual a forma ideal de fazer backup do seu computador

Seja para um disco rígido ou para um serviço de armazenamento na 'nuvem', há opções para todos os estilos

Saiba qual a forma ideal de fazer
backup do seu computador
Notícias ao Minuto Brasil

16:32 - 27/05/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Segurança

Não se deixe enganar, fazer um backup devia ser obrigatório não só para as grandes empresas como também para todos os utilizadores de computador. É isto que nos ensina o recente ciberataque que raptou sistemas inteiros, incluindo dados relevantes para o funcionamento de empresas.

Uma forma de ter a certeza que está seguro contra este tipo de informação é fazer um backup de todos os seus dados. Assim, mesmo que se veja privado deles poderá recuperá-los de acordo com a sua necessidade. Ainda que nunca tenha feito um backup, a verdade é que não é difícil e não há apenas um método. Existem três opções à sua disposição.

O site Olhar Digital destaca que cada um dos três tem os seus pontos positivos e negativos. O ideal será utilizar sempre mais que um, tendo assim a garantia que continuará tendo os seus dados, não importa o que aconteça.

Disco rígido externo

O melhor deste método é que tem a garantia que apenas com acesso a este dispositivo de armazenamento (completamente desligado da rede) é que é possível acessar aos dados. Infelizmente, isso também significa que, caso o disco rígido seja danificado, não poderá recuperar os dados.

Internet

Contratar um serviço pago que cuide dos seus dados pode ser uma vantagem. A sincronização é feita automaticamente e não tem de comprar dispositivos de armazenamento para fazer este backup. Ainda assim, o serviço é pago e tem de ter uma ligação à internet de grande qualidade para valer a pena.

Armazenamento de Cloud

Serviços como o Google Drive e o iCloud são grátis e pode acumular a sua informação com rapidez e de forma simples. Infelizmente, estes serviços oferecem espaço limitado e não são a opção mais segura.

Campo obrigatório