Pesquisadores descobrem época em que os polos da Terra se inverteram

Descoberta foi feita por meio do exame das rochas no Japão

© Reprodução / Pixabay
Tech Japão 11:40 - 31/05/17 POR Notícias Ao Minuto

No Japão, os cientistas encontraram provas de que há 770 mil anos os campos magnéticos da Terra mudaram completamente de posição.

PUB

De acordo com a última pesquisa, nessa época os polos da Terra inverteram-se, informa a emissora japonesa NHK.

Como informa a NHK, na prefeitura japonesa de Chiba foi encontrada uma camada geológica cujas rochas permitem estabelecer a época em que os campos magnéticos mudaram de posição.

O exame das rochas mostra que, 770 mil anos atrás, o Polo Sul geomagnético da Terra se encontrava no polo oposto do nosso planeta.

Os nomes dos períodos geológicos habitualmente coincidem com o nome do lugar onde uma determinada camada geológica foi encontrada. Desta forma, os geólogos japoneses pretendem dar o nome da sua prefeitura a esse período. Neste caso o período será batizado de Época de Chiba.

+ Astrônomos encontraram 'Superterra' que pode ser habitável