Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Agência espacial pintará céu americano com nuvens de várias cores

Missão estava planejada para este domingo à noite, mas fatores atmosféricos provocaram um reagendamento já pela quinta vez

Agência espacial pintará céu americano 
com nuvens de várias cores
Notícias ao Minuto Brasil

11:24 - 12/06/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Um espetáculo colorido será visível em uma grande zona dos EUA, desde Nova York até a Carolina do Norte, se as condições climáticas o permitirem.

Nesta segunda-feira (12), a NASA lançara um foguete que tingirá o céu da costa oriental dos EUA com nuvens de várias cores, como parte de um experimento para verificar o novo sistema de ejeção que se utilizará para estudar a ionosfera e o movimento de certas partículas no espaço.

A missão estava planejada para este domingo à noite, mas fatores atmosféricos provocaram um reagendamento já pela quinta vez. Em ocasiões anteriores, além dos ventos fortes e alta nebulosidade, as embarcações que navegam na zona tornaram impossível o respectivo lançamento.

O foguete sairá da base aérea de Wallops, na Virgínia, entre as 9h00 e as 21h00 no horário local, caso as condições climáticas o permitam. A agência espacial assegura que o espetáculo de cores será visível em uma grande zona que se estende desde Nova York até a Carolina do Norte.

Prevê-se que, alguns minutos depois do lançamento, o foguete expulse certa quantidade de recipientes do tamanho de uma embalagem de soda que liberarão vapores de bário, estrôncio e óxido de cobre. Estas substâncias, usadas tradicionalmente na produção dos fogos de artifício, tingirão as nuvens de cor verde, vermelho e azul, respectivamente.

O uso deste novo sistema de expulsão permitirá aos cientistas abranger uma maior área de estudos em experimentos deste tipo.

Por outro lado, a análise do comportamento de tais partículas ajudará os cientistas a traçar suas trajetórias, cujos dados servirão no futuro para medir com mais precisão o percurso de microssatélites em órbitas baixas. (SputnikBrasil)

Campo obrigatório