Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Google homenageia criador de 'Fantasia' com Doodle que faz música

Usuário pode fazer sua própria composição musical, que gera pinturas inspiradas nas obras de Oskar Fischinger

Google homenageia criador de 'Fantasia'
 com Doodle que faz música
Notícias ao Minuto Brasil

10:00 - 23/06/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Incrível

Os 117 anos do nascimento do artista alemão Oskar Fischinger estão sendo homenageados no mais novo Doodle do Google. Disponível desde essa quinta-feira (22), o Doodle tem um design inspirado nos trabalhos do artista, que é famoso por criar vídeos abstratos com sons e repletos de espirais, tudo isso muito antes do surgimento do design gráfico.

Fischinger é o criador de Lumigraph, uma espécie órgão que pintava de acordo com as notas tocadas. E o Doodle é exatamente sobre isso. Ao clicar, o usuário pode criar sua própria composição musical, que geram pinturas inspiradas na obra do artista alemão. Também é possível escolher um instrumento musical e compartilhar a criação nas redes sociais.

O Lumigraph não teve uso comercial porque sua utilização é muito trabalhosa. Era necessário que uma pessoa manipulasse a tela e criasse imagens, e outra mudasse as cores das luzes que interagiam com o painel.

BIOGRAFIA

Fischinger é conhecido por trabalhos no cinema, na pintura e especialmente em animações com música. Mas antes, ele também foi violinista, construtor de órgãos e desenhista arquitetônico. Com aproximadamente 30 anos, quando ele se mudou para Berlim, os seus vídeos se tornaram populares.

Em 1929, o artista fez os efeitos especiais do filme "Mulher na Lua" (Frau im Mond), de Fritz Lang. Foi forçado a se mudar para os Estados Unidos após a ascensão do Nazismo e lá, em Los Angeles, trabalhou no filme "Fantasia" da Disney. Pouco depois, sua técnica de pintura dinâmica, chamada de Motion Painting, foi considerada uma das mais influentes de todos os tempos.

A arte de Fischinger chama a atenção por ter sido produzida com poucos recursos e sem computadores. O artista usava uma câmera e recortava frame por frame a cada filmagem de suas pinturas em acrílico, até alcançar o resultado desejado. Em Motion Picture 1, o alemão garante que não houve um só corte sequer na gravação.

Foi no mesmo ano do lançamento de Fantasia que o artista patenteou o Lumigraph.

Fischinger morreu em Los Angeles, em 1967. Sua filmografia é composta por quase 50 curtas e longas metragens, além de uma extensa coleção de técnicas de animação. As suas ilustrações podem ser visualizadas no site The Fischinger Trust.

Leia também: Novo dispositivo promete ajudar a superar medo de andar de avião

Campo obrigatório