Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Super telescópio é capaz de explicar essência do Universo

Telescópio foi instalado graças aos esforços conjuntos da Universidade de Massachusetts e do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica do México

Super telescópio é capaz de explicar
 essência do Universo
Notícias ao Minuto Brasil

12:11 - 23/06/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Revelação

O Grande Telescópio Milimétrico, instalado o topo da montanha Sierra Negra, no México, é um dos maiores do mundo na sua categoria. A agência Sputnik Mundo conseguiu falar com um cientista que participa do projeto. O telescópio foi instalado graças aos esforços conjuntos da Universidade de Massachusetts em Amherst (nos EUA) e do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica do México.

A instalação do equipamento e preparação do telescópio durou mais de 20 anos e custou por volta de 200 milhões de dólares (70% da soma foram suportados pelo lado mexicano).O telescópio na montanha de Sierra Negra é um dos mais poderosos do mundo. Graças a uma plataforma móvel, o prato do telescópio registra ondas com amplitude de 0,85 até 4 mm. Este aparelho único é necessário para perceber melhor como surgiu e como se desenvolveu o nosso Universo.

"No início dos anos 90, os nossos colegas da Universidade de Massachusetts, junto com os astrônomos do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica, decidiram realizar um projeto muito importante na área da astronomia que pode se tornar um passo significativo nos estudos do espaço", conta Arturo Gómez à Sputnik Mundo.

As pesquisas na amplitude milimétrica ajudam a estudar os cantos remotos do Universo, onde terão possivelmente surgido as moléculas complexas que deram início à nossa vida.A construção do aparelho levou 5 anos desde 2000, depois mais 8 anos para preparar uma plataforma para a antena, que entrou em serviço só em 2013.

De 4 a 10 de abril de 2017, o telescópio em questão participou da experiência para estudar um buraco negro ultrapesado que está no centro da nossa galáxia. Da experiência participaram oito telescópios que trabalham em amplitude milimétrica.

O objetivo científico é observar a sombra do buraco negro. É uma experiência muito importante e significante, porque ninguém até agora conseguiu observar diretamente um buraco negro. Isto é possível apenas em observações com amplitude milimétrica… Precisamos de muitos anos para obter quaisquer resultados."

O cientista sublinhou a importância deste projeto, dizendo que este telescópio ajudará a desenvolver as instituições científicas da América Latina (Sputnik Brasil).

Leia também: Asteroide em alta velocidade está se aproximando da Terra

Campo obrigatório