Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vivo lança IoT que auxilia empresas a reduzir consumo de energia

Solução IoT direcionada para médias e grandes empresas possibilita uma previsibilidade maior na fatura e um gerenciamento mais eficiente sobre os principais pontos de consumo de energia

Vivo lança IoT que auxilia empresas a reduzir consumo de energia
Notícias ao Minuto Brasil

18:09 - 18/07/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Empresa

A Vivo Empresas – área voltada ao segmento B2B da Telefônica Brasil – ampliará seu escopo de atuação em Internet das Coisas (IoT) com o lançamento do Vivo Eficiência Energética. A solução, inédita no setor de Telecom, oferece às empresas melhoria operacional, assim como automação e controle sobre os principais pontos de consumo de energia, o que garante previsibilidade da fatura e melhor gestão dos gastos. Além disso, a novidade dá maior autonomia no monitoramento e gerenciamento dos equipamentos em tempo real e, remotamente, de qualquer lugar do mundo.

O serviço foi desenvolvido junto com a Schneider Electric e Viridi Technologies, especialistas nesse seguimento, com foco em empresas de vários setores, como bancos, varejo e hotéis. A Vivo fez um piloto do novo serviço no Hotel Meliá – na unidade Jardim Europa, capital paulista –, entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017. Em cinco meses, o Hotel apresentou uma economia de 12% nas suas contas de energia. A redução no consumo pode variar dependendo do uso, tamanho e das características do imóvel.

A Vivo tem a tecnologia de IoT no centro de sua transformação digital, especialmente para o segmento corporativo. A estratégia de negócio em IoT da companhia, no Brasil, está focada no incremento da conectividade para oferta de soluções fim-a-fim que incluem dispositivos cada vez mais modernos, novas plataformas e inteligência à serviço das pessoas por meio do uso de Big Data.

O Vivo Eficiência Energética entrará no mercado em duas versões. O pacote inicial, dentre outros benefícios, atuará na medição em tempo real do consumo de energia e na setorização de consumos: climatização e iluminação. O pacote avançado, além dos serviços do pacote inicial, atuará diretamente na automação sobre os principais pontos de consumo por meio da utilização de sensores e equipamentos nos ambientes, que auxiliarão nas tomadas de decisão após identificação de alto consumo de energia ou pelo uso inadequado. A princípio, o serviço estará disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal.

As empresas, independentemente do seu tamanho, buscam cada vez mais mecanismos e soluções para reduzir o consumo de energia que vem aumentando ano após ano. Para se ter uma ideia, o consumo de eletricidade quase triplicou, nos últimos 20 anos, de acordo com dados do Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro, do Ministério de Minas e Energia. E a nova solução da Vivo está baseada em alguns pilares que têm direcionado os esforços das empresas interessadas no uso eficiente da energia. O primeiro deles é o consumo. Com o aumento das tarifas, tem crescido a procura de soluções para redução do gasto energético. Outro ponto são os incentivos oferecidos pelo governo a quem adota medidas de eficiência energética. Além disso, a questão influi na imagem das corporações, cada vez mais preocupadas na sustentabilidade de seus negócios, uma exigência de investidores e consumidores.

Campo obrigatório