Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia enviará satélite para remover lixo espacial

Objeto espacial foi desenvolvido para desempenhar funções que beneficiam tanto a ciência como o bem-estar da humanidade

Rússia enviará satélite para remover lixo espacial
Notícias ao Minuto Brasil

19:25 - 19/07/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Limpeza

Um novo satélite, desenvolvido por um grupo de estudantes da Universidade Estatal de Engenharia Mecânica de Moscou, foi equipado com refletores metálicos e será capaz de remover o lixo espacial circulando a Terra.

Nikita Yershov, um dos criadores do satélite, batizado Mayak, falou sobre o funcionamento do aparelho, bem como sobre as expectativas com o lançamento de sua criação. Segundo ele, o objeto espacial foi desenvolvido para desempenhar funções que beneficiam tanto a ciência como o bem-estar da humanidade.

“O satélite vai testar as técnicas aeroespaciais de freio, que podem ser úteis na remoção de lixo espacial da órbita do nosso planeta”, explicou Yershov.

+ NASA capta os misteriosos 'assobios' produzidos pelo espaço

Não obstante, a Índia segue, assim como a Rússia, crescendo na área de tecnologia espacial. Mesmo com todas as críticas da comunidade científica quanto ao perigo de impacto entre satélites, o país asiático lançou neste ano centenas de microssatélites. A Organização Indiana de Pesquisa Espacial assegurou que os nano e microssatélites não colidirão uns com os outros no espaço. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório