Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tech quer transformar fotos de comida em lista de ingredientes

Sistema seria indicado para monitorar hábitos alimentares, ensinar receitas e contar calorias

Tech quer transformar fotos de
comida em lista de ingredientes
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 22/07/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Tecnologia

Um algoritmo com deep learning foi criado por pesquisadores do MIT para desenvolver uma lista de ingredientes culinários a partir de fotos de comida. O sistema seria indicado para monitorar hábitos alimentares, ensinar receitas e contar calorias.

De acordo com o 'Giz modo Brasil', embora a inteligência artificial esteja sendo desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, eles ainda têm um longo caminho a seguir.

A tecnologia capaz de analisar imagens e comparar com uma base de dados gigante é a chamada 'machine learning' (aprendizado de máquina).

+ Vida em Marte? Governo dos EUA interroga NASA sobre alienígenas

“Isso poderia ajudar pessoas a descobrir o que há em suas comidas quando elas não possuem informações nutricionais explicitas”, disse o estudante Nicholas Hynes. “Por exemplo, se você sabe quais ingredientes foram colocados em um prato, mas não a quantidade, você pode tirar uma foto, dizer quais foram os ingredientes e rodar o modelo para encontrar receitas similares com quantidades conhecidas e então usar essa informação para aproximar os dados da sua própria refeição”, completou.

Na fase de testes, a ferramenta teve 65% de respostas certas. Vamos aguardar para o resultado melhorar ainda mais.

Campo obrigatório