Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália estreia detector de ondas gravitacionais

Aparelho tem capacidade 10 vezes maior para observar fenômeno

Itália estreia detector de ondas gravitacionais
Notícias ao Minuto Brasil

05:28 - 02/08/17 por Ansa

Tech Novidade

Começou a funcionar nesta terça-feira (1) em Cascina, na Itália, o Super Virgo, o maior captador de ondas gravitacionais já produzido. Considerado uma versão melhorada do Virgo, que é um interferômetro projetado para detectar as movimentações, ele faz parte do Observatório Gravitacional Europeu (EGO), onde a Itália participa com o Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN).

+ 30 invenções inteligentes que facilitam muito a nossa vida

O Super Virgo trabalha em conjunto com as duas antenas do detector norte-americano LIGO, que estão localizadas em Livingston e Hanford. E os três funcionarão em conjunto até o dia 25 de agosto, quando devem passar por manutenção. O próximo passo do projeto, segundo os especialistas, é ampliar o número de antenas com uma rede que terá bases no Japão e na Índia.

A partir de agora, será possível não só detectar ondas gravitacionais, mas também identificar a região do céu de onde ele vem porque o novo detector observa um volume do universo 10vezes maior que sua versão anterior.

Para Gianluca Gemme, responsável pelo experimento, o funcionamente da Super Virgo é uma grande conquista para as pesquisas no setor. "Marca um grande passo em frente para o programa de pesquisas sobre ondas gravitacionais, estamos finalmente prontos para coletar novos dados e estamos ansiosos para analisá-los", comentou.

Já o coordenador do projeto da Super Virgo, Giovanni Losurdo, diz que é possível comparar a introdução do equipamento com a criação do telescópio de Galileu Galilei. "Com a Super Virgo em funcionamento, temos uma rede mundial de reveladores de ondas gravitacionais. Esperamos novas e importantes descobertas nos próximos anos", concluiu. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório