Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Duas estrelas anãs estão em guerra no espaço

Os pulsares são estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas

Duas estrelas anãs estão em guerra no espaço
Notícias ao Minuto Brasil

09:33 - 14/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Ciência

Um grupo de cientistas "redescobriu" uma estrela da Via Láctea, localizada na constelação de Scorpius, que foi um campo de batalha entre duas "anãs cósmicas", informa à Sputnik o astrônomo sul-africano David Buckley.

De acordo com o especialista, uma dessas estrelas é uma anã branca pulsar. Os pulsares são estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas.

Os pulsares podem apresentar um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes maior que o campo gravitacional terrestre. Eles provavelmente são restos de estrelas que entraram em colapso, fenômeno também conhecido como supernova.

Buckley sublinha que esse astro brilhante foi descoberto por cientistas soviéticos em 1971, embora suas características únicas só tivessem sido reveladas 40 anos depois, quando os astrônomos registraram as pulsões periódicas produzidas pela anã.

+ Rumo ao desconhecido: nave da NASA parte à misteriosa 'terceira zona'

"Trata-se de um objeto realmente único que tem todas as caraterísticas de um pulsar, mas não é", indica o cientista. Ao observar a estrela, os cientistas concluíram que esta é composta por duas partes: anãs branca e vermelha, cuja interação causa erupções.

"Atualmente nos interessa mais saber se no Universo há outros objetos semelhantes a este", destacou, confirmando que os cientistas tencionam buscar corpos celestes análogos e examiná-los. Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório