Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como tsunamis são criados e como desaparecem

De acordo com os cientistas, há atualmente dois mecanismos principais

Saiba como tsunamis são criados e como desaparecem
Notícias ao Minuto Brasil

10:59 - 14/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Ciência

As escavações no local dos mais antigos e potentes deslizamentos de terras submarinos levaram os geólogos noruegueses a descobrir a razão pela qual alguns cataclismos submarinos acabam não provocando tsunamis gigantes. A descoberta foi relevada em artigo da revista Geophysical Research Letters.

"O mecanismo e a natureza dos tsunamis estão ainda pouco estudados. Uma catástrofe igual à de Fukushima nos faz pensar sobre as forças que geram as ondas gigantes e por que esses fenômenos nem sempre causam poderosas inundações", segundo explica Finn Lovholt e colegas do Instituto Geotécnico da Noruega em Oslo.

De acordo com os cientistas, há atualmente dois mecanismos principais que originam tsunamis: os terremotos fortíssimos no fundo do oceano, semelhantes aos que causaram as cheias de 2004 e 2011 na Indonésia e no Japão, respectivamente, e os deslizamentos de terras enormes, um dos quais teria provocado um dos maiores dilúvios na história. Trata-se da cheia ocorrida há uns oito mil anos próximo das costas de toda a Escandinávia e da Grã-Bretanha e que teria sido causada por um deslizamento fortíssimo no fundo do Oceano Atlântico.

A forma como os tsunamis surgem durante os terremotos está bastante estudada pelos geólogos, contudo o papel dos deslizamentos nesse processo está ainda muito pouco estudado. A título de exemplo, Lovholt indica um outro deslizamento forte que se deu há aproximadamente seis mil anos, mas que não chegou a causar efeitos visíveis.

O problema é que de momento os cientistas não conseguem explicar completamente por que as grandes camadas de solo no fundo do mar começam deslizando pelos seus declives, perdendo a estabilidade. A razão para tal pode ser tanto a mudança das correntes, quanto a flutuação das temperaturas, além de explosões submarinas de metano, cujas moléculas vêm se acumulando no permafrost no fundo do mar da Noruega.

Lovholt e seus colegas encontraram a resposta à última pergunta após terem analisado amostras dos estratos de rocha formados por ambos os deslizamentos e chamados atualmente de "Sturegga" e "Trenadjupet".

+ Duas estrelas anãs estão em guerra no espaço

Conforme os cálculos feitos através de modelagem por computador, o deslizamento de lama se deslocava de modo totalmente diferente em cada um dos casos. Sturegga, o deslizamento mais antigo, conseguiu gerar um tsunami por seus estratos de rocha terem desmoronado quase simultaneamente, para o fundo do oceano, com a velocidade de 35 metros por segundo. Consequentemente, se deslocaram quase três mil quilômetros cúbicos de solo submarino, o que provocou uma onda potente, cujos vestígios foram encontrados na Escócia a 80 km da costa marinha. 

O caso de Trenadjupet foi diferente – aconteceu uma série de várias dezenas de desmoronamentos separados, cada um dos quais ia provocando um deslizamento ainda maior do que o anterior.

De acordo com os cálculos, a magnitude de um tsunami causado por deslizamentos depende principalmente, não do tamanho do deslizamento, mas do relevo do fundo do mar. Esses são os fatores a serem levados em conta para se fazer uma projeção da magnitude do tsunami e construir proteções. Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório