Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nasa elabora estratégia para evitar erupção de supervulcão

Os investigadores acreditam que uma perfuração na base de um dos supervulcões mais perigosos do mundo poderia ser a solução para o problema

Nasa elabora estratégia para evitar erupção de supervulcão
Notícias ao Minuto Brasil

07:28 - 23/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Prevenção

Os cientistas da Nasa estão elaborando estratégias para evitar a erupção de um supervulcão que poderia ter efeitos devastadores para o clima, segundo informações do The Independent. Os investigadores acreditam que uma perfuração na base de um dos supervulcões mais perigosos do mundo, localizado no Parque Nacional de Yellowstone, poderia ser a solução para o problema.

Jatos de alta pressão bombeariam água para dentro para arrefecer o vulcão, liberando calor da câmara de magma e evitando que ela expluda. Não obstante, de acordo com Brian Wilcox, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, perfurar um supervulcão implica numerosos perigos potenciais. 

"Perfurar a parte superior da câmara de magma e arrefecer a partir daí seria muito arriscado", disse o especialista ao BBC. Essas ações tornariam a cobertura sobre a câmera de magma mais frágil e propensa a fraturas. Desta forma, a liberação de vários gases voláteis nocivos da parte superior da câmera pode ser ativada.

+ Nasa elabora estratégia para evitar erupção de supervulcão

Segundo Wilcox, "a ameaça do supervulcão é substancialmente maior do que a ameaça de asteroides ou cometas". Uma erupção de um supervulcão poderia ter tais consequências como a fome mundial e a libertação de grandes quantidades de dióxido de enxofre na atmosfera. De acordo com as estimativas da ONU, as reservas mundiais de alimentos, neste caso, durariam apenas 74 dias.

O maior temor dos cientistas que estudam vulcões é a cinza espalhada pelo vento. De acordo com o pesquisador Larry Mastin, isso deve ser uma preocupação, em primeiro lugar, das pessoas que vivem na área de possíveis erupções.

Grandes erupções ocorrem em média uma vez a cada 100.000 anos. A erupção supervulcânica mais recente teve lugar há mais de 27.000 anos em Taupo, na Nova Zelândia.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, não haverá erupções no território de Yellowstone durante séculos. No entanto, Wilcox disse que o supervulcão do Parque explode aproximadamente uma vez a cada 600.000 anos e, segundo o especialista, "já passaram cerca de 600.000 desde que explodiu pela última vez".

O plano da Nasa é perfurar cerca de dez quilômetros em Yellowstone e bombear água, que será retirada lentamente. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório