Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rivais do WhatsApp apostam na privacidade; conheça

Se você busca por um mensageiro com segurança reforçada, confira sete sugestões

Rivais do WhatsApp apostam na privacidade; conheça
Notícias ao Minuto Brasil

19:33 - 21/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Segurança

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil, mas está sendo passado para trás por apps concorrentes quando o assunto é privacidade. Apesar de oferecer a criptografia das conversas, o WhatsApp não é indicado para quem precisa de total privacidade nos chats, tanto que o aplicativo já foi obrigado a fornecer o conteúdo de conversas após decisões judiciais.

Se você busca por um mensageiro com segurança reforçada, o mais importante é apostar em alternativas com proteção adicional, como histórico que se destrói e não grava a conversa no smartphone nem em servidores.

+ Confira dicas simples para melhorar a velocidade da sua internet

Pensando nisso, o site TechTudo listou sete mensageiros que prometem mais segurança. Vale lembrar que nenhuma das opções é 100% à prova de interceptação, apesar de prometerem camadas extras de proteção.

Signal

Funciona como um app de SMS ou de ligações via Internet com criptografia nas conversas. O Signal ganhou fama após ser usado por Edward Snowden, o ex-analista da CIA que denunciou o sistema de vigilância da NSA. O programa oferece chamadas de voz e vídeo e chat privado que se autodestroem.

Pelo app, é possível bloquear o acesso às conversas com senha.

Threema

Para usar o app suíço, não é necessário e-mail ou número de telefone. A conta é gerada com uma chave criada aleatoriamente no momento do cadastro. Depois de criada a conta, basta compartilhar o ID com os seus contatos.

Se você não faz questão de tanta privacidade, é possível sincronizar a agenda para encontrar amigos que já usam o app.

Wickr

Também não é preciso número de celular e correio eletrônico, pois permite criar um perfil somente com usuário e senha. Um das principais características do Wickr é o Vídeo de Verificação, que permite checar se um contato é realmente quem ele diz que é. O usuário grava a si próprio lendo códigos em voz alta para criar um meio seguro de checar sua identidade.

Outro recurso é o Shredder, que sobrescreve os dados apagados da memória do celular (histórico de mensagens, fotos e vídeos) para garantir que nada possa ser restaurado.

ChatSecure

O app tem a função “burner”, pela qual é possível descartar mensagens com um toque usando tecnologia do navegador anônimo Tor. O ChatSecure permite também conversar apenas na rede local, sem compartilhar dados via Internet para manter o sigilo da comunicação. Para criar uma conta, é possível usar o Google ou usar um servidor pessoal.

Como lembra a publicação, o ChatSecure é compatível com outros mensageiros seguros que utilizem os protocolos OTR e XMPP, expandindo o seu uso em empresas.

Dust

As mensagens trocadas no aplicativo são extintas após 24 horas. Além disso, o app oferece um recurso mais seguro que descarta o chat assim que o conteúdo é lido pelo destinatário.

Assim, como no WhatsApp, o software precisa de um número de telefone para habilitar a conta, mas garante que sua criptografia de ponta-a-ponta impede que os dados sejam lidos e armazenados.

Um outro diferencial é que o Dust bloqueia a captura de tela. Se a pessoa com quem você está conversando tentar tirar um print, você é avisado.

Telegram (chat secreto)

O mensageiro russo surgiu como uma das primeiras alternativas seguras ao WhatsApp. O app reúne uma série de controles de permissão para grupos públicos e canais e pode ser bloqueado com senha ou impressão digital. O principal recurso de segurança do Telegram é o chat secreto, que apaga mensagens da conversa após um tempo programado pelo usuário.

Além de iOS e Android, o app funciona no Windows Phone, Windows, macOS, Linux, web e Firefox OS.

ZapZap

O app brasileiro foi desenvolvido baseado no Telegram, com o recurso de conversas que se destroem. Como na versão russa, ele permite que usuários conversem sem precisar compartilhar o número de celular, somente com nome de usuário.

O app ainda oferece função de mensagens anônimas. Por enquanto, o ZapZap Messenger está disponível somente para Android.

Campo obrigatório