Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas querem usar teia de aranha para reconstruir coração

Material deve ser produzido em impressoras 3D

Cientistas querem usar teia de aranha para reconstruir coração
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 26/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Saúde

Cientistas alemães estudam usar teia de aranha para reverter os danos causados no coração pelo infarto. O material pegajoso, elástico e extremamente resistente já está próximo de ser reproduzido em laboratório e ajudar a resolver o problema, pois não existe uma terapia que reverta o dano às células cardíacas causado pela obstrução das veias.

+ Nasa partilha imagem de vulcão em erupção captada do espaço

Como cita o site "Deutsche Welle", o professor Felix Engel, da Universidade de Erlangen, demonstrou que a seda de aranhas-tecedeiras especificamente é a mais adequada para produzir tecido cardíaco. O problema era o fato da fibroína - proteína que dá resistência à seda - não poder ser produzida em quantidade e qualidade suficiente em laboratório.

Até que pesquisadores da Universidade de Bayreuth encontraram a solução. "Conseguimos produzir uma proteína de seda recombinada da aranha de jardim em maiores quantidades e com a mesma alta qualidade", explicou o professor Dr. Thomas Scheibel, titular da cadeira de Biomateriais da Universidade de Bayreuth.

A revista científica Advanced Functional Materials explica que a seda de aranha é mais resistente que todos os outros materiais fibrosos sintéticos, sendo um excelente material para confeccionar biotintas, produzidas por impressoras 3D. A possibilidade de imprimir as proteínas de seda artificiais nas impressoras 3D é considerada o primeiro passo para produzir tecido cardíaco funcional no futuro.

Campo obrigatório