Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sarahah copia números de contatos sem consentimento de usuários

Basta o usuário iniciar o aplicativo para a transferência começar

Sarahah copia números de contatos sem consentimento de usuários
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 03/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Privacidade

O terceiro aplicativo gratuito e mais baixado em iPhones e iPads, o Sarahah, tem realizado atividades suspeitas sem o consentimento dos mais de 18 milhões de usuários Android e iOS. O programa faz upload da lista de contatos e e-mails do smartphone de forma omissa. Basta o usuário iniciar o aplicativo para a transferência começar.

Para quem ainda não conhece a nova febre mundial, com uma interface simples, o app permite que os usuários enviem e recebam mensagem anônimas, com o objetivo de elogiar ou dar opiniões sinceras para as pessoas.

+ Brasileiros são afetados por vírus que circula no Facebook Messenger

Segundo informações do Adreline, do UOL, o pesquisador Zachary Julian, chefe de segurança online da firma de segurança Bishop Fox, descobriu a façanha quando instalou o aplicativo em um Galaxy S5. "Assim que você loga no aplicativo, ele transmite todos os seus e-mails e contatos presentes no Android", disse.

Questionado sobre o caso, o criador Zain al-Abidin Tawfiq esclareceu que a ideia era preparar uma funcionalidade para indicar amigos que usam o Sarahah. No entanto, após a demissão de um funcionário, a ferramenta teria sido abandonada e o funcionário responsável por retirar o download da lista de contatos saiu da empresa. Tawfiq também já adiantou que a função foi desativada e que os contatos gravados não ficarão na base dados.

Campo obrigatório