Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NASA mostra imagem impressionante do polo norte de Saturno

A imagem foi tirada quando a sonda espacial se encontrava a 267 mil quilômetros de Saturno

NASA mostra imagem impressionante do polo norte de Saturno
Notícias ao Minuto Brasil

05:18 - 30/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech 'topo do mundo'

A NASA lhe apresenta uma imagem do Polo Norte de Saturno capturada pela nave espacial Cassini no momento de aproximação da brecha entre o planeta e seus anéis.

A foto, que recebeu o título "No topo do mundo", foi tirada pela sonda em abril deste ano. No entanto, são necessários alguns meses para transferi-la ao nosso planeta. Assim, a NASA conseguiu publicá-la somente no dia 28 de agosto.

A imagem foi tirada quando a sonda espacial se encontrava a 267 mil quilômetros de Saturno.

Trata-se da primeira imagem detalhadíssima do Polo Norte do sexto planeta do nosso Sistema Solar.

A nave espacial da NASA capturou essa fotografia no primeiro dia da Grande Final — sua última missão. Em 15 de setembro de 2017, sob o comando dos engenheiros da agência, depois de uma série de 22 sobrevoos entre o planeta e seu satélite, a Cassini vai penetrar na atmosfera de Saturno, enviar as últimas informações para a Terra e se desintegrar, como uma estrela cadente, unindo-se ao planeta, o qual ela ajudou a desvendar.

A Cassini é um projeto conjunto da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. A sonda foi lançada em 2004 com o objetivo de estudar Saturno e suas proximidades.

Com informações do Sputnik News. 

Campo obrigatório