Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Startups inovam a morte com avatar pós-vida e velório online

O novo perfil do mercado que envolve a morte é de assustar

Startups inovam a morte com avatar pós-vida e velório online
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 03/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Futuro

Possivelmente a nossa realidade já é o futuro, como os temas que são usados em episódios do seriado futurista 'Black Mirror'. Isso se dá por conta do novo perfil do mercado que envolve a morte. Agora é possível morrer e continuar com um avatar pós-vida ou fazer o seu velório online.

Para isso, startups estão investindo tempo e dinheiro nesse conceito. Como publicou a BBC Brasil, a indústria da morte apelará por essa tendência em breve. É o caso da empresa Eternime, por exemplo, planeja combinar suas pegadas online - tudo que você já postou nas redes sociais, seus pensamentos, fotos do seu smartphone e todo o resto - com inteligência artificial para criar uma versão digital de você mesmo.

"Dependendo dos fatos coletados, o avatar poderá oferecer qualquer coisa, desde dados biográficos básicos até ter um papo envolvente", diz Marius Ursache, fundador da Eternime.

Funerais

Falando de uma forma pragmática, a tecnologia já está ajudando as pessoas a organizar seus funerais antes mesmo de morrer. Moradora de Los Angeles, a consultora de viagens Rebekah Doran tem apenas 28 anos, mas já planejou o seu com uma empresa chamada Cake.Na ocasião, serão servidos frango e waffles acompanhados de vinho francês aos convidados - como trilha sonora, será tocado música folk. "Ter um plano para o fim da vida é ainda mais importante para os jovens porque, caso o impensável aconteça, somos o grupo com menor probabilidade de estar preparado", diz ela.

Outro caso é da companhia Cake, com base em Boston, permite que seus clientes programem suas preferências para o fim da vida, desde o funeral até o que acontece com sua página no Facebook.

Campo obrigatório