Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2017
Tempo
MIN 9º MÁX 9º

Edição

Quais as maiores ameaças à humanidade? 50 vencedores do Nobel respondem

Para 34% dos entrevistados, as principais ameaças à humanidade envolvem o crescimento demográfico e a degradação do meio ambiente

Quais as maiores ameaças à humanidade? 50 vencedores do Nobel respondem
Notícias ao Minuto Brasil

20:27 - 31/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech presente e futuro

As tensões na Península da Coreia, a violência nas grandes cidades brasileiras, os fenômenos naturais catastróficos, como o furacão Harvey nos Estados Unidos. A humanidade vive um momento turbulento e, diante disso, fica a pergunta: Qual é a maior ameaça para os humanos no presente e no futuro?

Pensando nisso, o semanário britânico Times Higher Education buscou a opinião de nada menos do que 50 vencedores do Prêmio Nobel, sendo nas suas mais diversas áreas, como Medicina, Economia, Física e Química.

Os resultados talvez causem alguma surpresa. Para 34% dos entrevistados, as principais ameaças à humanidade envolvem o crescimento demográfico e a degradação do meio ambiente. Já o perigo do mundo testemunhar uma guerra nuclear foi apontado por 23% dos vencedores do Nobel ouvidos pela publicação.

+ Oreo 8.0 mal chegou e Google já trabalha em novo sistema operacional

Outros 8% destacaram os riscos de doenças infecciosas e a resistência delas aos medicamentos. A oportunidade era boa demais para não se questionar tais especialistas em suas áreas sobre outros temas. Um deles foi a respeito da inteligência artificial, um assunto que vem ganhando espaço ano após ano. Metade (50%) dos entrevistados disse ser improvável que o uso de tal tecnologia torne a presença humana dispensável.

Já para 24%, é possível que robôs venham a competir com os humanos em várias áreas da sociedade no futuro. Tanto o cientista britânico Stephen Hawking quando o empreendedor sul-africano Elon Musk integram essa parcela da comunidade científica que vê a inteligência artificial como uma das ameaças mais importantes à humanidade. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório