Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Terra recebe 15 sinais enigmáticos de galáxia anã

Os astrofísicos do projeto Breakthrough Listen, que busca civilizações extraterrestes, detectaram numerosas ondas de rádio

Terra recebe 15 sinais enigmáticos de galáxia anã
Notícias ao Minuto Brasil

15:50 - 01/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Mistério

As buscas por vida extraterrestre não são em vão. Nos últimos tempos, foram detectados 15 sinais provenientes de uma galáxia anã localizada a 3 bilhões de anos-luz da Terra, que aparentemente foram enviados por uma civilização extraterrestre. Os astrofísicos do projeto Breakthrough Listen, que busca civilizações extraterrestes, detectaram numerosas ondas de rádio.

O principal segredo desses impulsos de rádio, nomeados FRB 121102, é estabelecido em sua frequência. A transmissão atual dos sinais em questão é realizada em uma banda de frequência de quatro a oito GHz. Trata-se da primeira vez em que sinais rápidos de rádio são emitidos a frequências altíssimas.

+ Hubble sugere que planetas externos ainda podem ter água

Apesar de a fonte ainda ser incerta, os investigadores do Breakthrough Listen não excluem a possibilidade de os FRB 121102 terem sido gerados por uma estrela de nêutrons em rotação. Mesmo assim, continuam esperando que sejam tentativas de uma civilização extraterrestre  de estabelecer contato, informa o Daily Mail.

O projeto Breakthrough Listen é uma iniciativa científica apoiada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, pelo físico britânico, Stephen Hawking, e pelo milionário russo Yuri Milner. Estima-se que o projeto gaste US$ 100 milhões (R$ 315,3 milhões) para sua realização. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório