Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que escondem as cavernas quentes da Antártida?

Ao examinar o monte Erebus, um vulcão ativo na ilha de Ross, os cientistas descobriram uma vasta rede de cavernas escavadas no gelo pelo vapor vulcânico

O que escondem as cavernas quentes da Antártida?
Notícias ao Minuto Brasil

06:25 - 10/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Vídeo

Um grupo de cientistas da Universidade Nacional Australiana descobriu extensos sistemas de cavernas que cercam um dos vulcões ativos do continente gelado. De acordo com os especialistas, o clima dentro destas cavernas pode ser quente o suficiente para manter a atividade vital de numerosas espécies animais e vegetais.

Ao examinar o monte Erebus, um vulcão ativo na ilha de Ross, os cientistas descobriram uma vasta rede de cavernas escavadas no gelo pelo vapor vulcânico. Os especialistas recolheram amostras de DNA que correspondem a musgos, algas e vários pequenos invertebrados.

Além disso, os cientistas encontraram sequências de DNA que não correspondem a organismos previamente catalogados, o que implica que nestas cavernas podem existir espécies de plantas ou animais desconhecidos para a ciência.

+ Nasa envia mensagem de paz ao espaço: 'Você não está sozinho' 

"Os resultados do nosso trabalho dão uma ideia bastante intrigante sobre o que poderá habitar sob o gelo da Antártida", explica a pesquisadora Ceridwen Fraser.

Em sua próxima expedição, os cientistas querem levar a cabo uma missão mais duradoura e analisar com mais detalhe o que se encontra dentro das cavidades. Vários pesquisadores afirmam que nos túneis gelados podem existir ecossistemas inteiros nunca estudados.

Atualmente há 15 vulcões ativos na Antártida, e é provável que cada um deles esteja rodeado por uma rede de cavernas sob o gelo que poderão esconder, por sua vez, outras espécies ainda desconhecidas. Com informações do Sputnik Brasil.

Assista:

Campo obrigatório