Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas revelam se planetas estariam observando a Terra

Pesquisadores identificaram nove planetas desde os quais haveria uma boa vista do nosso planeta

Cientistas revelam se planetas estariam observando a Terra
Notícias ao Minuto Brasil

06:00 - 16/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Um grupo de cientistas da Universidade da Rainha, em Belfast, e do Instituto Max Planck para a investigação do Sistema Solar examinaram métodos utilizados para busca de exoplanetas de um ângulo inesperado.

O autor principal do estudo, Robert Wells, comentou seu trabalho para a Sputnik Internacional.

A principal ferramenta que os cientistas usam é a fotometria que permite encontrar exoplanetas medindo a dimensão de brilho da estrela durante o tempo que o planeta passa diante desta, conhecida como "trânsito".

Se os habitantes da Terra podem encontrar exoplanetas desta maneira, isso significará que possíveis habitantes de outros planetas também possam fazem o mesmo com a Terra?

Durante sua investigação, eles determinaram a chamada zona de trânsito, de onde os planetas do Sistema Solar poderiam ser vistos desde a Terra. Isto, segundo eles, cria a probabilidade de estes planetas poderem seguir os acontecimentos na Terra.

Primeiro, os cientistas identificaram nove planetas desde os quais haveria uma boa vista da Terra. Já se sabe que estes nove planetas não possuem condições para existência de vida. No entanto, segundo estimativas preliminares, há mais dez planetas que estariam localizados em uma posição com vista ideal para o nosso planeta.

"Há cerca de dez exoplanetas na zona habitacional, quer dizer, aqueles onde pode haver água em estado líquido. A maioria deles são pequenas estrelas. A comunidade científica discute a possibilidade de vida neles", comentou o autor do estudo.

Nesta investigação, especialistas se focaram em quatro planetas que, segundo suas estimativas, seriam os pontos mais convenientes para seguir os habitantes terrestres com ajuda da fotometria.

+ Cientistas dizem que furacões como Irma decorrem de aquecimento global

"Acredito que em algum lugar deveria haver vida. O universo é demasiado grande para existir vida somente aqui. Esta é apenas minha opinião, nós, de fato, não sabemos isso com certeza", afirma Wells.

Segundo ele, há várias razões pelas quais alienígenas ainda não teriam entrado em contato com os terrestres.

"Temos que levar em consideração muitos fatores. Quão comum é a vida na galáxia, a vida inteligente? Não podemos encontrar vida extraterrestre, e eles? E os entenderíamos caso entrassem em contato?", pergunta.

O cientista admitiu que a comunicação seria um problema ainda que o uso do método de trânsito pudesse permitir um intercâmbio de sinais entra a Terra e os extraterrestres.

"Gosto da ideia do método de trânsito. Digamos que nosso planeta estaria passando por uma estrela que conhecemos. Poderíamos enviar um sinal neste momento. E provavelmente nosso sinal seria recebido e observado", conclui. Com informações do Sputnik.

Campo obrigatório