Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descoberta sobre superfície de Marte surpreende cientistas

Descoberta pode revelar que história geológica do Planeta Vermelho se distingue das hipóteses existentes atualmente

Descoberta sobre superfície de Marte surpreende cientistas
Notícias ao Minuto Brasil

16:02 - 16/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Uma recente descoberta indica que a superfície de Marte é de fato muito mais porosa do que era estimado. Isso pode significar que a história geológica do Planeta Vermelho se distingue das hipóteses atualmente existentes.

Durante a exploração da superfície de Marte, que poderá relevar inúmeros segredos sobre a história do Planeta Vermelho, os cientistas norte-americanos constataram que a crosta é menos densa do que se havia pensado, comunica a NASA.

Assim, segundo a nova informação, a crosta terá cerca de 2.582 quilogramas por metro cúbico, o que infirma as estimativas anteriores que a colocavam em uma margem de 2.700 a 3.100 kg/m3.

Segundo os especialistas, esta nova informação é muito significativa porque a densidade média da crosta planetária está estreitamente ligada à sua história geológica.

+ Seria Face ID do iPhone X mais uma ferramenta para serviços secretos?

Se o terreno de Marte se verifica ser tão leve, isso pode significar que as teorias sobre a sua história geológica podem estar erradas.

Duas hipóteses são então possíveis: ou a crosta de Marte é porosa, ou ela contém muitos elementos leves não considerados anteriormente.

No passado, os pesquisadores já tinham sido levados a supor que por baixo da superfície de Marte podia existir água em grandes quantidades, o que baixaria a densidade média da crosta.

Mas ao mesmo tempo, neste momento é impossível verificar esta hipótese. Os veículos de exploração Mars Rover não podem escavar muito, só a alguns centímetros de profundidade, e mesmo seus instrumentos mais avançados não podem detectar a existência de água que se encontraria a uma profundidade de vários metros.

Contudo, de acordo os cientistas, se importantes reservas de água fossem finalmente descobertas, isso aumentaria consideravelmente a possibilidade de existência de vida no Planeta Vermelho. Com informações do Sputnik

Campo obrigatório