Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas enviarão mensagens a planetas habitáveis

Organização norte-americana planeja fazer sua primeira transmissão de rádio até o fim de 2018

Cientistas enviarão mensagens a planetas habitáveis
Notícias ao Minuto Brasil

05:14 - 18/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Fim

No ano que vem, na esperança de poder comunicar com extraterrestres, os cientistas enviarão mensagens a planetas potencialmente habitáveis.  Ao invés de aguardar o contato por parte dos extraterrestres com a raça humana, os especialistas da organização Envio de Mensagens à Inteligência Extraterrestre (METI, na sigla em inglês), localizada em São Francisco, nos Estados Unidos, decidiram seguir em frente e enviar sinais ao espaço.

De acordo com o presidente da METI, Douglas Vakoch, "se quisermos iniciar um intercâmbio ao longo de muitas gerações, precisamos aprender e compartilhar informações".

Em entrevista à Forbes, Vakoch também apontou para a necessidade de enviar sinais ao Universo: "É tarde demais para nos escondermos no Universo, por isso temos de decidir como queremos nos apresentar. Os extraterrestres podem estar aguardando por um sinal de que estamos prontos para iniciar a comunicação".

A METI estabelecerá seu objetivo em estrelas situadas próximo dos planetas com zonas habitáveis. Em 1974, o radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, já fez algo parecido. Os dígitos binários que foram obtidos incluíam alguns detalhes sobre nosso Sistema Solar, a espécie humana e a bioquímica da Terra.

A organização norte-americana planeja fazer sua primeira transmissão de rádio até o fim de 2018, com mensagens consistentes sobre os fundamentos básicos da matemática e física. "Seria ideal utilizar um transmissor potente, igual aos usados para os estudos de radar planetário, como o do Observatório de Arecibo", disse Vakoch.

Em entrevista ao portal CNET, Vakoch ressaltou: "Algumas das mensagens mais destacadas do passado tentavam esconder tudo, agora estamos adotando uma abordagem oposta. Em vez de tentarmos se comunicar de forma geral, estamos nos concentrando em coisas muito concretas".

Por último, Vakoch sugeriu que devêssemos incluir algumas instruções manuais para que os extraterrestres possam descodificar nossas mensagens com mais facilidade. Contudo, definir o conteúdo da mensagem não foi fácil. "Há muitas suposições escondidas nas formas que retratam objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais", explicou o especialista.

+Rock In Rio lança máscaras de realidade aumentada para Facebook

No entanto, alguns cientistas acreditam que devemos nos abster de entrar em contato com o mundo exterior. Lucianne Walkowicz, uma astrofísica do Planetário Adler em Chicago, no início deste ano opinou à NBC News que estabelecer contato poderia ser catastrófico para a raça humana.

"Existe a possibilidade de que, se entrarmos repetidamente em contato com a intenção de conseguir sua atenção, isso possa levar a ações negativas contra a humanidade. No entanto, também pode ser possível obter grandes benefícios. Poderia ser o fim da vida na Terra ou significaria um aumento na qualidade de vida em nosso planeta". Infelizmente, não temos como saber", admitiu ela.  

Por sua vez, o professor Stephen Hawking acredita que, se os alienígenas descobrirem a Terra, é provável que desejem conquistar e colonizar nosso planeta: "Se eles nos visitarem, o resultado pode ser muito parecido com o que aconteceu quando Colombo desembarcou na América, algo que não foi benéfico para os nativos americanos". Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório