Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mesmo 'grudado' ao Sol, Mercúrio abriga crateras de gelo

As temperaturas de Mercúrio são extremamente altas pois o planeta está a “apenas” 57,9 milhões de quilômetros do Sol, 3 vezes menos do que a terra

Mesmo 'grudado' ao Sol, Mercúrio abriga crateras de gelo
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 21/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Notícias

Apesar de ser o primeiro planeta do Sistema Solar e ficar muito quente durante o dia, Mercúrio possui crateras que fornecem sombras, que tem a capacidade de manter temperaturas abaixo de zero.

De acordo com a reportagem da Superinteressante Brasil, durante o dia, a temperatura na superfície do menor planeta do Sistema Solar chega a 426ºC – mais ou menos o dobro do que alcança uma frigideira em um almoço terráqueo comum. Fritar um ovo no 'asfalto', como dizemos aqui na terra, por lá, faria com que o ovo virasse pó.

As temperaturas são extremamente altas por um simples motivo: o sol, astro rei, está a “apenas” 57,9 milhões de quilômetros do Sol, 3 vezes menos do que nós. Acreditar que exista gelo nesse lugar é quase impossível. Por este motivo, um artigo científico publicado na semana passada por pesquisadores da Universidade Brown, nos EUA, fez questão de provar.

Segundo eles, ao contrário da Terra, que por causa de sua atmosfera é capaz de reter o calor do dia ao longo da noite, a superfície de Mercúrio está em contato direto com o vácuo em seu entorno. Isso significa que, apesar da temperatura absurda durante o dia, as noites lá também são consideravelmente mais frias que as nossas – a mínima recorde é – 173ºC (negativos).

Se a diferença entre dia e noite é tão extrema, é de se esperar que a diferença de temperatura entre locais com sombra e locais iluminados, mesmo durante o dia, também seja razoável.

O outro motivo, ainda segundo os pesquisadores, é que a superfície de Mercúrio, como a da Lua, é cheia de crateras – algumas bastante fundas. Crateras fundas são um ótimo depósito para líquidos. Além disso, dependendo de sua posição geográfica na superfície do planeta, elas são capazes de fornecer uma sombra mais ou menos constante ao que estiver em seu interior.

Além disso, é preciso lembrar que o eixo de rotação de Mercúrio, ao contrário do da Terra, não é inclinado em relação a seu plano de órbita. Em bom português, isso significa que não há estações por lá: todos os pontos de sua superfície são atingidos pela luz na mesma proporção ao longo do ano (que dura apenas 88 dias).

Por causa disso, o grau de exposição ao Sol nos polos do planeta é constante – o que ajuda a estabilizar o gelo do interior das crateras que estão no ângulo ideal para se proteger da luz solar.

Campo obrigatório