Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Facebook pode ser bloqueado na Rússia

Chefe da Agência Federal de Comunicações defendeu que todas as companhias estrangeiras são obrigadas por lei a armazenarem dados no país

Facebook pode ser bloqueado na Rússia
Notícias ao Minuto Brasil

16:22 - 27/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Segurança

São tempos difíceis para o Facebook na Rússia. A agência de comunicações do país revelou, nesta terça-feira (26), que bloqueará o acesso à rede social a partir de 2018. A única forma de a empresa de Mark Zuckerberg evitar a censura seria armazenando dados dos usuários russos dentro do próprio país.

Em pronunciamento à imprensa, Alexander Zharov, chefe da Agência Federal de Comunicações, defendeu que todas as companhias estrangeiras são obrigadas a armazenarem informações pertinentes aos russos na Rússia. Zharov explicou ainda que a lei está em vigor desde 2015, e permite ainda livre acesso da inteligência do país aos dados.

+ BBB da vida real: vídeo mostra vigilância assustadora na China

Mesmo entendendo que o Facebook é um serviço "singular", o governo russo foi categórico ao informar que não fará concessões e terá que a rede será bloqueada se não acatar a lei. O bloqueio não é uma ameaça vazia: no ano passado, o LinkedIn foi bloqueado no país por determinação da justiça, por violar a lei de armazenamento de dados. Desde então, a rede social profissional só pode ser acessada na Rússia por meio de servidores intermediários.

Segundo ativistas, a citada lei é aplicada de maneira seletiva. Conforme os críticos, a legislação vale apenas para empresas que recusam solicitações do governo de acesso às informações. O Facebook ainda não se pronunciou sobre a declaração da Rússia.

Campo obrigatório