Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lázaro Ramos lança programa de TV em que telespectador fará upload

Atração foi apresentada em conferência no youPIX CON, na última segunda (25)

Lázaro Ramos lança programa de TV em que telespectador fará upload
Notícias ao Minuto Brasil

18:21 - 27/09/17 por DANI BRAGA, da Folhapress

Tech Integração

A partir de 10 de dezembro, a Globo exibirá aos domingos na TV aberta um programa que já está no ar na internet. Não se trata de antecipar para assinantes o conteúdo em uma plataforma de streaming, "Lazinho com Você" é um projeto capitaneado pelo ator Lázaro Ramos e que contará com colaborações de anônimos de todo o Brasil.

Em conferência no youPIX CON, na segunda (25), Lázaro e produtores do programa apresentaram o formato nascido de encontros do Globo Lab -laboratório de ideias da Globo- e da vontade do ator em ter um trabalho que promovesse encontros com gente de várias regiões do país.

+ Artista faz releitura de Gustav Klimt com gordinhas; veja as imagens

"Acreditava que para estar com as pessoas seria preciso o contato físico, abraçar, beijar, mas não é bem assim, aprendi que na internet as pessoas também se encontram", disse o ator sobre seu processo de criação.

Lázaro explica que "o programa começa na rua, mas também acontece na casa do espectador". Para isso, a atração conta com uma plataforma onde é possível fazer 'upload' de diferentes conteúdos, divididos em cinco categorias: vídeo, imagem estática (foto, memes, ilustrações, entre outros), áudio, texto e experimentação –quando o conteúdo não se encaixar em nenhum dos quesitos.

Partindo da ideia de que as pessoas consomem audiovisual onde querem e quando querem, o programa promete apresentar dinâmicas diferentes para veículos específicos. "Na TV, vamos dialogar com o público daquele horário, mas estaremos ao vivo na mesma hora na internet falando com mais gente", afirma o ator.

O programa será entrecortado por conteúdos colaborativos oriundos de desafios lançados ao público. "A trilha sonora, por exemplo, vem da rede. É tanta música boa, que estamos fazendo clipes com elas", conta o Elisio Lopes, redator-final do "Lazinho com Você".

A visibilidade não será o pagamento para expor a produção do colaborador, todo o material que for ao ar será remunerado. A moeda de troca é chamada de "colab". Nesta primeira temporada, um minuto de colaboração equivale a 2.000 colabs (R$ 2.000), que serão divididos entre os criadores que aparecerem naquele minuto.

Os direitos autorais pertencerão à Globo por três meses e depois voltam para o produtor do conteúdo. Para ter mais maleabilidade e chegar a este prazo, a equipe revela que foi muito difícil vender o formato para a emissora por causa dos desafios jurídicos e tecnológicos e da falta de parâmetro nacional para o formato.

Segundo Lopes, não há curadoria do que é postado, apenas o monitoramento do que pode infringir leis, como homofobia, por exemplo. O canal é aberto, o que significa que é possível fazer download dos conteúdos disponibilizados na internet."Estamos há um ano falando sobre o projeto diariamente, foram meses para entender a diferença entre interativo e colaborativo e ainda temos dificuldade de conseguir conteúdo sem revelar como será o programa", diz o redator.

"Não quero que a Record copie", brinca Lázaro, que faz questão de dizer que os nomes de todos os colaborares vão aparecer no ar na TV, porque "a sensação de pertencimento é muito importante". Com informações da Folhapress. 

LAZINHO COM VOCÊ 

Quando: aos domingos, a partir de 10.dez (horário não divulgado)

Onde: Globo e no site do programa 

Campo obrigatório