Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colisão de dois buracos negros causa curva no espaço-tempo

Ondulações foram detectadas por aparelho italiano Virgo

Colisão de dois buracos negros causa curva no espaço-tempo
Notícias ao Minuto Brasil

05:53 - 28/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Descoberta

A colisão de dois buracos negros proporcionou a detecção do primeiro sinal de uma onda gravitacional significativa registrada pelo Virgo. O aparelho, que busca curvaturas na relação espaço-tempo, fica no Observatório Gravitacional Europeu, em Cascina, na Itália. A ondulação foi detectada em 14 de agosto, às 7h30 (hora de Brasília) e divulgada nesta quarta-feira (27), por pesquisadores.

A primeira evidência concreta da existência de ondas gravitacionas, previstas por Albert Einstein, há um século, foi confirmada em 2015, nos Estados Unidos. A nova detecção do fenômeno foi percebida após a colisão de dois buracos negros, com massas 31 e 25 vezes, respectivamente, maiores do que a do Sol. Os dois se fundiram a 1,8 bilhão de anos-luz de distância, como numerou o UOL.

+ Tinder armazena todas as informações dos 50 milhões de usuários

"É maravilhoso ver um primeiro sinal de onda gravitacional em nosso novo e melhorado Virgo, apenas duas semanas depois de oficialmente começar a receber dados", disse o porta-voz do Virgo, Jo van den Brand.

As ondas foram, ainda segundo o jornal, detectadas simultaneamente em três aparelhos - dois deles conhecidos como LIGO e localizados em Livingston, na Louisiana, e em Hanford, Washington. Segundo os cientistas italianos, as descobertas do Virgo serão detalhadas na revista Physical Review Letters.

Campo obrigatório