Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hackers sequestram dados de PCs e pedem nudes como resgate

Cibercriminosos dão instruções de como a vítima deve enviar pelo menos 10 fotografias

Hackers sequestram dados de PCs e pedem nudes como resgate
Notícias ao Minuto Brasil

22:17 - 28/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Crime

Em vez de bitcoins, nudes. Um novo golpe hacker pede que as vítimas enviem pelo menos dez fotos com nus pessoais para um e-mail específico. Só assim, o computador invadido é supostamente liberado. Segundo informações do MalwareHunterTeam, especializado em descobrir e desabilitar ransomwares, o golpe para a máquina, em si, pode até não ser tão efetivo.

Enquanto os hackers avisam que o PC infectado ficará sem acesso a arquivos, que foram criptografados, os especialistas do MalwareHunterTeam explicam: "É um bloqueador de tela, então, os arquivos não ficam encriptados mesmo”. Conforme o site Motherboard, o ransomware pode ser localizado por um antivírus.

+ Escritor cria alfabeto com imagens de satélite da Nasa

A mensagem dos hackers, no entanto, ludibria as vítimas. A nota do sequestro do computador mostra o trem Thomas, protagonista de uma animação infantil, com o palavrão F*ck you (dane-se, em português).

Junto com a notificação do bloqueio da máquina, os cibercriminosos descrevem como os nudes devem ser enviados: primeiro, a vítima precisa criar um e-mail no sistema protonmail, fazer contato e esperar a resposta. Só, então, as fotos precisam ser enviadas. Após verificação se pertencem ao dono do pc, eles desbloqueiam a máquina.

Campo obrigatório