Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com satélite, Brasil terá sistema digital democratizado, diz Temer

Com investimento de R$ 2 bilhões e lançado a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, equipamento terá uso civil e militar

Com satélite, Brasil terá sistema digital democratizado, diz Temer
Notícias ao Minuto Brasil

19:06 - 03/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech TV

O presidente Michel Temer afirmou, nesta quinta-feira (4), que o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) vai democratizar a tecnologia digital no Brasil porque possibilitará acesso à conexão em banda larga a todos os locais do País.

Após um investimento de mais de R$ 2,7 bilhões do governo federal, dividido entre os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Defesa, o equipamento foi lançado ao espaço na noite de hoje.

+ Brasileiro suspeito de assassinato é encontrado morto em prisão suíça

O satélite pesa quase 6 toneladas, tem 5 metros de altura e vai ficar posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico.

“Nós vamos democratizar o fenômeno digital no nosso país, já que a banda larga vai atingir todos os recantos do nosso país", disse Temer, em pronunciamento aos jornalistas após acompanhar o lançamento no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília.

Lançado a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, o SGDC terá uso civil e militar. Além da banda larga, será possível tramitar informações que envolvem a área de defesa e governamental a partir da banda X.

"Ou seja, quem estiver lá no Amazonas ou outro canto do nosso país, poderá ter acesso à banda larga e, portanto, volto a dizer, democratizando o sistema digital no nosso país”, completou. “Acho que é um grande momento para o nosso governo, naturalmente, para o Estado brasileiro e para o povo brasileiro”, disse o presidente. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório