Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como o Shazam identifica uma música em 10 segundos

O Shazam cria uma espécie de impressão digital em um gráfico em 3D

Saiba como o Shazam identifica uma música em 10 segundos
Notícias ao Minuto Brasil

10:24 - 11/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Música

Para identidficar uma música que gostamos, seja no rádio, festa, o que for, basta apontar o celular para a fonte do som e em menos de 10 segundos você já consegue nome, artista, letra e vários outros dados. Mas, afinal, como o Shazam consegue fazer esse reconhecimento tão rápido?

De acordo com o site Mega Curioso, para que isso aconteça, o aplicativo precisa ter um banco de dados realmente potente, sendo atualizado diariamente com músicas de várias regiões do planeta. Para cada canção, o Shazam cria uma espécie de impressão digital em um gráfico em 3D. Essa imagem é chamada de espectograma é a peça-chave para o reconhecimento musical.

+ Asteroide de 13 metros de diâmetro passa nesta quinta pela Terra

A frequência musical varia mesmo dentro da mesma canção. O aplicativo, ao registrar a informação inicial, procura o ponto mais alto dessa frequência, para dali criar uma partida para o resto do gráfico, que é formado através do tempo da música.

Quando um usuário aponta o aplicativo para uma música que ele quer descobrir mais informações, o programa cria esse mesmo gráfico em 3D a partir dessa gravação de 10 segundos, varre o banco de dados atrás de músicas que coincidam exatamente com os mesmos pontos e encontra-se a canção.

Caso a música não esteja incluída no banco de dados ou a fonte de gravação estiver com muitos ruídos, ela não é identificada pelo Shazam, sendo bastante chato para quem procurou e não conseguiu. Porém, isso tem diminuído cada vez mais.

Campo obrigatório