Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sonda transmite imagens impressionantes de nuvens em Marte

Fotos a cores mostram fendas escuras causadas pela erosão eólica

Sonda transmite imagens impressionantes de nuvens em Marte
Notícias ao Minuto Brasil

05:34 - 17/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

A sonda espacial ExoMars TGO transmitiu à Terra uma das primeiras fotos de Marte a cores no âmbito do projeto conjunto da Agência Espacial Europeia e da agência russa Roscosmos. As fotos das nuvens marcianas foram captadas em 2016.

A missão espacial ExoMars conseguiu tirar fotos das nuvens marcianas ao alcançar o Planeta Vermelho no outono de 2016. A missão tinha então dois objetivos importantes: colocar a sonda TGO em uma órbita estável e realizar o desembarque do módulo espacial Schiaparelli na região de Meridiani Planum, planície junto ao equador marciano, mas o desembarque não teve êxito.

+ Brasileiros participam da 1ª observação de fusão de estrelas

Agora, a sonda está abrandando ao passar a atmosfera superior de Marte, de forma a atingir uma velocidade apropriada para seguir a trajetória necessária para seu funcionamento. Antes deste procedimento, a ExoMars TGO captou algumas fotografias da superfície de Marte e analisou todo o seu equipamento científico. Foi então que a sonda conseguiu fazer as fotos das nuvens marcianas.

Além disso, as fotos mostram outras coisas interessantes: fendas escuras causadas pela erosão eólica. Graças a uma altitude de voo relativamente baixa (cerca de 1,8 mil quilômetros da superfície de Marte), cada pixel corresponde a um quadrado de 20 metros. Com informações do Sputnik

Campo obrigatório