Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Huawei demonstra primeiro app de fatiamento de rede 5G do mundo

A exibição demonstra a automatização do fatiamento da rede 5G, personalizado para as especificações do serviço

Huawei demonstra primeiro app de fatiamento de rede 5G do mundo
Notícias ao Minuto Brasil

22:38 - 18/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Smart Grid

A Huawei exibiu, na PT Expo China 2017, realizada em Pequim, o primeiro aplicativo de fatiamento de rede 5G do mundo para smart grids. O aplicativo é baseado na solução 5G Core Service-Oriented Core (SCO) da Huawei, parte da solução E2E 5G da empresa.

A exibição demonstra a automatização do fatiamento da rede 5G, personalizado para as especificações do serviço. Além disso, a exibição demonstra como a latência ultrabaixa da 5G pode ajudar a restaurar a energia, em apenas 300 ms, para uma área onde as linhas de energia tenham sido danificadas ou a energia tenha acabado por algum outro motivo. Ela também demonstra como a 5G habilita uma rede de distribuição inteligente e como garante operações seguras, confiáveis e estáveis na rede elétrica como um todo.

A 5G não só oferece taxas de dados mais altas, mas também habilita uma ampla gama de diversas indústrias a atingir a transformação digital. A indústria de redes elétricas é uma típica indústria vertical que poderia se beneficiar. Ela requer alta segurança, confiabilidade e desempenho para o fornecimento apropriado de diversos serviços. De acordo com a pesquisa do Wireless X Labs da Huawei, a construção de uma rede de distribuição inteligente, além das redes de comunicação, é fundamental para uma rede elétrica eficiente e de alta qualidade.

Tradicionalmente, a rede de distribuição é construída com base em uma rede dedicada ou pública de operadora, enquanto a construção de uma rede dedicada é cara e inflexível. Redes públicas não podem isolar serviços bem o bastante para mantê-los seguros e com baixa latência, logo o fatiamento de rede 5G é a opção ideal, dividindo-a em fatias isoladas e permitindo que a rede elétrica seja personalizada para as necessidades de indústrias específicas. O fatiamento da rede 5G permite que os serviços públicos oferecidos sejam confiáveis e de alto desempenho, a um preço baixo.

Os recursos de rede fornecidos pelas operadoras podem ser convertidos para fatias mutuamente isoladas da rede, a fim de atender aos diferenciados requisitos de rede de vários serviços do smart grid. O fatiamento da rede também pode ser usado para coletar dados sobre o uso de eletricidade, energia distribuída, controle de estações de carregamento de veículos elétricos, controle preciso da carga e outros serviços cruciais que um smart grid deve oferecer.

A Huawei iniciou a pesquisa sobre fatiamento da rede 5G core em 2014, e tem trabalhado com as principais empresas do mundo em inovação conjunta desde então. No MWC 2016, a empresa demonstrou com sucesso o primeiro aplicativo para fatiamento da rede E2E 5G do mundo.

Campo obrigatório