Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2017
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Quantidade de antimatéria põe em dúvida existência do universo

Experimento realizou medição precisa da antimatéria

Quantidade de antimatéria põe em dúvida existência do universo
Notícias ao Minuto Brasil

07:48 - 19/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Será?

Ao realizar medição precisa da antimatéria, cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) chegaram a uma conclusão totalmente insólita. Os resultados do experimento foram publicados na revista Nature.

Com a realização do experimento, os cientistas descobriram completa simetria entre a matéria e antimatéria examinada, algo que põe em dúvida a existência do universo.

"Em tais condições, não deveria existir […] Ainda não entendemos onde está a diferença, mesmo estando claro que deva haver alguma", explicou o pesquisador do estudo do Instituto RIKEN (Japão), Christian Smorra no artigo publicado na Nature.

+ Coreia do Norte mira em exploração espacial e quer mais satélites

Graças ao uso de duas armadilhas Penning (uma combinação de campos elétricos ou magnéticos para captura de íons em uma região de um sistema de vácuo ou tubo de vácuo), ao invés de apenas uma, os pesquisadores obtiveram resultados 350 vezes mais precisos do que em janeiro deste ano.

De acordo com o comunicado do porta-voz de projetos internacionais do CERN, Stefan Ulmer, "estamos diante do resultado de vários anos de esforços em investigação e desenvolvimento. Trata-se de uma das medições mais difíceis já realizadas com uma armadilha Penning".

Não obstante, os dados obtidos pelos físicos do CERN não explicam a formação da matéria no universo.

"Em essência, a questão é se o antipróton tem o mesmo magnetismo que o próton. Precisamos resolver esse enigma", indicou Ulmer.

Mas o que explicaria a existência do universo? Mesmo havendo uma simetria entre matéria e antimatéria em nível de partículas elementares, em escala cosmológica, a matéria é predominante. Com informações do Sputnik

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório