Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NASA revela nova ameaça para construção de bases nas luas de Marte

Erupções solares podem dificultar significativamente este tipo de módulo espacial

NASA revela nova ameaça para construção de bases nas luas de Marte
Notícias ao Minuto Brasil

13:05 - 19/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Dificuldades

As erupções e ejeções de massa coronal no Sol podem carregar com eletricidade a superfície dos satélites de Marte (Fobos e Deimos), o que os torna perigosos para os módulos espaciais, sondas orbitais e astronautas.

Os planos da NASA sobre a colonização de Marte incluem a criação de uma base em uma das luas da Marte. De acordo com os especialistas, isso reduzirá significativamente as despesas relacionadas à entrega dos bens a Marte.

Os cientistas da NASA descobriram assim uma fonte de perigo inesperada que pode dificultar significativamente a criação de bases desse tipo. Ao examinar os dados captados pela sonda espacial MAVEN, eles revelaram que as erupções solares carregam com eletricidade estática a superfície das luas de Marte.

"Descobrimos que os astronautas ou rovers poderiam acumular cargas elétricas significativas ao atravessar o lado “noturno” de Fobos, o lado que está virado para Marte durante o dia marciano.

+ Google abre vagas de estágio para estudantes de qualquer curso

Embora não esperemos que essas cargas sejam suficientemente grandes para prejudicar a saúde dos astronautas, elas são suficientemente grandes para afetar equipamentos sensíveis. Então precisamos de projetar trajes espaciais e equipamentos que minimizem qualquer risco de carga", disse William Farrell da NASA.

Hoje em torno de Marte giram dois satélites, Fobos e Deimos, que têm uma forma assimétrica e um diâmetro de 22 e 12 km respectivamente. Muitos cientistas acreditam que estes satélites são asteroides atraídos pela gravitação de Marte.

Curiosamente, Fobos está se aproximando de Marte. Dentro de 20-40 bilhões de anos ele será destruído e se tornará um grande anel de poeira. Mas Deimos, ao contrário, está se afastando de Marte e no futuro remoto poderá "fugir" do planeta. Com informações do Sputnik.

Campo obrigatório