Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Chuva de meteoros poderá ser vista neste fim de semana no Brasil

O fenômeno é anual e, neste ano, terá menos interferência da lua, possibilitando uma melhor visão até mesmo de meteoros menos brilhantes

Chuva de meteoros poderá ser vista neste fim de semana no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

14:28 - 20/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech olhe para o céu!

A chuva de meteoros Orionídeos poderá ser vista no céu entre este sábado (21) e o domingo (22). O fenônome estará visível em todo o mundo, com exceção da Antárctica. Como explica o JC Online, a chuva de meteoros Orionídeos faz parte da constelação Órion e é formada por detritos do Cometa Halley, que pode ser visto em órbita a cada 76 anos.

A publicação destaca que o fenômeno é anual e, neste ano, terá menos interferência da lua, possibilitando uma melhor visão até mesmo de meteoros menos brilhantes.

O Grupo de Astronomia de Pernambuco informa que o melhor horário para observação da chuva de meteoros será durante a madrugada, tanto do sábado quanto do domingo, com destaque entre às 2h e 3h. "A preferência é de que o fenômeno seja visto de um lugar escuro, longe da luminosidade das cidades. Esta chuva de meteoros é oriunda dos detritos deixados pela passagem do cometa Halley. Esses detritos formaram uma faixa que orbita o sol, por isso todo ano há uma repetição", explica o professor de astronomia James Solon.

Os Orionídeos possuem uma atividade de máximo constante. Por isso, as noites de 21 e 22 de outubro possuem atividade intensa semelhante. A estimativa é de que haja entre 20 e 25 meteoros por hora durante a chuva de meteoros Orionídeos.

+ Colégio de SP realiza seleção de projetos para estação espacial

Cometa Halley

O cometa Halley - também designado 1P/Halley - orbita periodicamente em sua órbita a cada 76 anos. A última aparição do cometa foi no ano de 1986, e a próxima está prevista para o ano de 2061. Halley é o único cometa de curto período conhecido que é claramente visível a olho nu da Terra.

Campo obrigatório