Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Wi-Fi não é mais seguro; saiba como se proteger

Vulnerabilidade do WPA2 foi relatada na última semana

Wi-Fi não é mais seguro; saiba como se proteger
Notícias ao Minuto Brasil

13:03 - 22/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Segurança

Uma pesquisa divulgada na última semana alerta que o protocolo de segurança para Wi-Fi mais popular da atualidade, o WPA2, está comprometido de forma séria. A gravidade do problema chama ainda mais atenção pela escala, já que milhões de gadjets pelo mundo expostos à interceptação de tráfego.

Se estiverem próximos fisicamente, hackers podem explorar a brecha do WPA2 em qualquer rede Wi-Fi. Em outras palavras, isto significa que sistemas como macOS, Windows, Android, iOS e Linux são afetados pela vulnerabilidade. Portanto, todo cuidado é pouco.

Segundo o site 'Techtudo', algumas medidas podem ajudar usuários a se protegerem deste tipo de invasão.

1. Roteador atualizado

Empresas já estão correndo para corrigir a falha, mas é preciso que usuários atualizem seus roteadores para que o novo sistema passe a valer. A instalação de patches de segurança não funcionam caso o consumidor não faça a atualização do firmware. Como esta operação não é tão fácil quanto parece, e cada fabricante tem um procedimento diferente, é aconselhável entrar em contato com a operadora da Internet para saber como realizar a tarefa.

2. Baixar updates

Instale atualizações de sistemas como iOS ou Android, pois aparelhos como smartphones ou tablets recebem pacotes de correção com certa frequência.

+ Saiba quais empresas já corrigiram grave falha de segurança no WiFi

3. Cabo de rede ou 3G

Sempre que possível, prefira um cabo de rede para se conectar seu computador. Em caso de aparelhos móveis, prefira as redes 3G ou 4G em situações como a realização de operações bancárias.

4. Use HTTPS

Mesmo se um hacker invadir a conexão Wi-Fi, o HTTPS é um meio seguro de explorar a web. O recurso não está presente em todos os sites. Por isso, verifique sempre se há um cadeado verde na barra de endereços do Chrome para garantir a segurança da navegação.

Campo obrigatório