Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo do efeito estufa pode ajudar a encontrar mundos habitáveis

Tal como noutros estudos recentes de habitabilidade, a nova investigação usou um modelo para calcular condições em todas as três dimensões

Estudo do efeito estufa pode ajudar a encontrar mundos habitáveis
Notícias ao Minuto Brasil

09:51 - 26/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Simulação

Uma nova investigação da NASA está a ajudar a refinar a nossa compreensão de candidatos a planeta para lá do nosso Sistema Solar que possam suportar vida.

“Usando um modelo que simula mais realisticamente as condições atmosféricas, descobrimos um novo processo que controla a habitabilidade dos exoplanetas, que nos irá guiar na identificação de candidatos em estudos futuros”, afirma Yuka Fujii investigadora do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da NASA e autora principal do artigo científico publicado no The Astrophysical Journal.

+ NASA permite que você tenha seu nome em Marte

De acordo com o site Zap, os modelos anteriores simularam condições atmosféricas ao longo de uma dimensão, a vertical. Tal como noutros estudos recentes de habitabilidade, a nova investigação usou um modelo para calcular condições em todas as três dimensões, permitindo que a equipa simulasse a circulação da atmosfera e as características especiais dessa circulação, que os modelos unidimensionais não conseguem fazer.

O novo trabalho vai ajudar os astrónomos a atribuir o escasso tempo de observação aos candidatos mais promissores para a habitabilidade.

A água líquida é necessária para a vida como a conhecemos, de modo que a superfície de um mundo alienígena (por exemplo, um exoplaneta) é considerada potencialmente habitável se a sua temperatura permitir que a água líquida esteja presente por tempo suficiente (milhares de milhões de anos) para que a vida possa prosperar.

Campo obrigatório