• 25 ABRIL 2024

Astrônomos descobrem com Hubble que galáxias oscilam

O resultado é que as matérias se tornam mais escuras por ali

Astrônomos descobrem com Hubble que galáxias oscilam

06:59 - 30/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Telescópio

Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, os astrônomos descobriram que as galáxias mais brilhantes dentro do vasto campo de galáxias existentes “oscilam” em relação ao centro de massa de todas essas galáxias. O resultado é que as matérias se tornam mais escuras por ali.

De acordo com o portal de astronomia Zap, o resultado inesperado é inconsistente com as previsões feitas pelo modelo padrão atual da matéria escura. Com uma análise mais aprofundada, pode fornecer informações sobre a natureza da matéria escura, talvez até indicando a presença de uma nova física.

+ Sonda encontra nuvem de gelo tóxico na lua de Saturno

As pesquisas apontam que a matéria escura constitui um pouco mais que 25% de toda a matéria no Universo, mas não pode ser observada diretamente, o que a torna num dos maiores mistérios da astronomia moderna.

Halos invisíveis da elusiva matéria escura, englobam tanto galáxias como (várias) enxames de galáxias. Estes últimos astros são agrupamentos gigantescos de até mil galáxias imersas em gás intergalático quente.

Estes grupos têm núcleos muito densos, cada um contendo uma galáxia massiva chamada “galáxia mais brilhante do enxame” (em inglês, “brightest cluster galaxy”, ou BCG).