Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas testam internet sem cabo tão rápida quanto por fibra ótica

Tecnologia que utiliza partículas de luz ainda está em fase de testes

Cientistas testam internet sem cabo tão rápida quanto por fibra ótica
Notícias ao Minuto Brasil

15:53 - 31/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Avanços

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, estão testando uma conexão que pode ser tão rápida quanto a internet por fibra ótica, mas utilizar fios.

A tecnologia por trás da experiência se vale fótons para transmitir dados pelo ar - até então, estas partículas de luz eram utilizadas apenas em redes cabeadas.

Os resultados da pesquisa revelaram que o sinal de Internet em forma de fótons percorreu, em uma velocidade superior a 1 Gbps, cerca de 1,6 km em zona urbana. De acordo com o 'Techtudo', a tecnologia também foi capaz de manter as informações intactas.

+ O que diz a proposta de regulamentação de aplicativos de transporte?

Em termo de comparação, redes de fibra ótica atingem hoje velocidades de transmissão de aproximadamente 10 Gbps. A experiência tem um futuro promissor, podendo significar um custo menor de conexão, sem a necessidade de cabos.

A tecnologia, contudo, ainda passa por limitações. Ela não é capaz de atravessar paredes - ao contrário do sinal de Wi-Fi. Com isso, o recurso pode não ser tão prático em casas ou prédios.

Caso tenha se animado, a reportagem lembra que a técnica ainda está em fase de testes. Por isso, ainda não há qualquer previsão de lançamento.

Campo obrigatório