Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo Firefox: vai ser mais difícil rastrear usuários

Novidade teria sido inspirada no navegador Tor, utilizado nas navegações anônimas pelos visitantes da deep web

Novo Firefox: vai ser mais difícil rastrear usuários
Notícias ao Minuto Brasil

06:59 - 05/11/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Na web comum

Embora muitos usuários desconheçam a ferramenta “canvas fingerprinting”, através dela os internautas podem ser identificados pela web, mesmo aqueles que acessam as páginas em modo incógnito. O que o novo Firefox promete é tornar mais difícil que as pessoas sejam seguidas através desse recurso, que é baseado em uma sequência enorme de microconfigurações do navegador (ainda que o usuário não tenha concordado em instalar nenhum cookie), segundo o site Olhar Digital.

+ Aprenda a criar enquete em forma de gif no Facebook

Tal recurso vai ser finalmente removido nas futuras atualizações do Firefox, conforme anunciado pela fundação sem fins lucrativos Mozilla.

A novidade, que visa garantir uma maior privacidade para os internautas, teria sido inspirada no navegador Tor, utilizado nas navegações anônimas pelos visitantes da "deep web" (ou por aqueles que não desejam ser identificados pela web comum), com base no código-fonte criado pela Mozilla.

Quem não deve apreciar a novidade são os anunciantes, já que a forma que o navegador até então funcionava facilitava que os mesmos seguissem os usuários com anúncios em todos os sites que eles acessassem. A próxima versão do Firefox com a atualização sem o recurso de “canvas fingerprinting” deve estar disponível em janeiro de 2018.

Campo obrigatório